Evangelização Infanto-juvenil

Coordenadora:  Márcia Catunda

Contato: evangelizacao@cefafortaleza.org.br

 Objetivo: A Evangelização Infanto-Juvenil tem como objetivo promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Oferecendo-lhe, assim, a oportunidade de se perceber como ser integral a caminho da evolução neste planeta.

 Rotina da atividade: A Evangelização Infanto-Juvenil do CEFA é realizada aos sábados, a partir das 15h, e possui em média 100 evangelizando. Abaixo quadros referentes à rotina das atividades e divisão de turmas.

Horário das Atividades:

15h às 15h:15minAcolhida. Momento de interação entre evangelizandos, pais e a equipe da evangelização através de músicas, dinâmicas e/ou outras atividades que proporcionem descontração, reflexão e harmonização.

15h:15min às 16h:30minEstudo (evangelizandos). Cada evangelizando é direcionado a turma pertinente a sua faixa etária para o estudo doutrinário e evangélico.

15h:15min às 16h:30minEstudo (pais). No Grupo de Pais é feito o estudo do Evangelho e de temas referentes à relação familiar.

16h:30min às 17hPasse (evangelizandos e pais). Após o passe as crianças retornam as salas onde lhes é servido um lanche.

 

Turmas Faixa Etária
Maternalzinho Meses a 2 anos
Maternal 3 e 4 anos
Jardim 5 e 6 anos
Ciclo I 7 e 8 anos
Ciclo II 9 e 10 anos
Pré-juventude 11 e 12 anos
Juventude 13 a 21 anos

 

Ações desenvolvidas pela Evangelização Infanto-Juvenil:

 Grupo Musical Filhos de Assis – Sob a orientação de Mônica Petralanda e Amanda, as crianças que compõem o grupo musical ensaiam todos os sábados das 14h às 15h. Todo quinto domingo o Grupo Musical Filhos de Assis Apresenta-se na “Hora da Prece”.

 Grupo de Pais – Grupo de estudo destinado aos pais dos evangelizandos visando equilíbrio e harmonia na família.

 Encontrão de Pais – Sempre realizado no mês de maio, trata-se de uma tarde de estudos sobre temáticas referentes à família. Relaciona-se diretamente ao Grupo de Pais, mas é aberto ao público. Além disso, essa atividade visa arrecadar latas de leites para doação a instituições beneficentes que tenham as crianças como público alvo.

 Seminário da Juventude – Reuni a juventude espírita através do estudo de temas relacionados aos interesses, necessidades e cotidiano dos jovens a luz da Doutrina Espírita.

 Festival do Sorvete – Através de apresentações artísticas, de cunho doutrinário/evangélico, e muito sorveteestimula a doação de alimentos não perecíveis que são distribuídos a famílias carentes no Natal.

 Natal Solidário – Visitas a instituições de assistência a crianças, adolescentes ou idosos.

 Visitas mensais a instituições– Essa ação faz parte do Projeto “Ouça a voz do coração”. Nessa atividade os participantes do Grupo Musical Filhos de Assis, juntamente com a turma da juventude e os pais, visitam instituições beneficentes levando doações, música e suas melhores vibrações.

 Evangelização para Bebês – Considerando a importância do trabalho de Evangelização Infanto-Juvenil, atualmente, o CEFA acolhe como evangelizandos crianças a partir de meses. O projeto de Evangelização para bebês visa trabalhar não só os aspectos doutrinários e evangélicos desde a fase da primeira infância, através de medidas psicopedagógicas adequadas a faixa etária dessas crianças, mas também fortalecer os laços entre pais e filhos. Três turmas incluem-se no projeto de Evangelização para Bebês: maternalzinho (meses a 2 anos), maternal (3 a 4 anos) e jardim (5 a 6 anos). Cada aula é dividida em 4 tempos de 15min. Em cada um desses tempos trabalha-se o tema sob perspectivas e recursos diferentes. No primeiro momento, acolhida, a música é o recurso utilizado. No segundo momento, o tema é abordado através de contação de história, vídeos, peças e ou dinâmicas. O terceiro momento, experimentação, visa desenvolver atividades que trabalhem os aspectos sensoriais das crianças. Nesse terceiro tempo o evangelizando tem a possibilidade de vivenciar o tema de uma maneira mais concreta. Os últimos 15 minutos funcionam de maneira diferente para as turmas. Esse quarto momento é referente ao feedback, o que os evangelizandos têm a dizer sobre o que foi trabalhado na aula. No caso do maternalzinho (0 a 2 anos) tem-se uma conversa com os pais, que, diferente das outras turmas, participam da aula junto com seus filhos.

 Sobre as inscrições na Evangelização Infanto-Juvenil do CEFA:

 Não temos período destinado à inscrição na Evangelização, pois acreditamos que o momento exato é aquele em que você ouve o chamado. Então basta ir ao CEFA, sábado, a partir das 15h e procurar a coordenação que você se integrará a nossa família.

 Por Márcia Catunda