Obras Póstumas

L ivro lançado pelos continuadores de Kardec após o seu desencarne, ele é a reunião de todos os apontamentos, manuscritos, estudos e comunicações espíritas que se encontravam em sua residência e foram entregues para publicação. Assim, esta obra não tem uma proposta definida, uma vez que é a compilação de muitos artigos sobre temas diversos. No entanto, podemos destacar os principais assuntos tratados, conforme segue abaixo.

Contém uma biografia de Kardec e um discurso pronunciado junto ao seu túmulo. É dividido em duas partes: a primeira contém artigos dos mais variados assuntos como, por exemplo, a “Manifestação dos Espíritos” e o “Estudo sobre a natureza do Cristo”. A segunda é uma espécie de bastidores do Espiritismo, pois contém apontamentos de Kardec sobre a sua iniciação na Doutrina, revelando-nos seus primeiros contatos com os fenômenos espíritas, além de muitas comunicações que se sucederam confirmando a sua missão e os preparativos para os lançamentos de suas obras.

Transcrevemos abaixo um apontamento de Kardec sobre sua iniciação no Espiritismo:

“Apliquei a essa nova ciência,…, o método experimental; nunca elaborei teorias preconcebidas; observava cuidadosamente, comparava, deduzia consequências; dos efeitos procurava remontar às causas, por dedução e pelo encadeamento lógico dos fatos, não admitindo por válida uma explicação, senão quando resolvia todas as dificuldades da questão… Compreendi,…, a gravidade da exploração que ia empreender; percebi, naqueles fenômenos, a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade, a solução que eu procurara em toda a minha vida. Era,…, toda uma revolução nas ideias e nas crenças; fazia-se mister, portanto, andar com a maior circunspeção e não levianamente; ser positivista e não idealista, para não me deixar iludir.” 

Basta clicar na imagem, que voce poderá fazer o download dessa obra de forma gratuita em formato digital (pdf).

Comments

comments

Check Also

O que é o Espiritismo

A recomendação é de Kardec. Quem quiser iniciar seus estudos em Espiritismo deve começar por …