Perguntas Frequentes

  • Estou passando por problemas familiares, no trabalho, de relacionamento, tenho pensamentos depressivos e me sinto desamparado(a), sozinho? Vocês podem me ajudar?  

O Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA) oferece um serviço gratuito de Orientação Fraterna àquelas pessoas que estão passando por alguma dificuldade, por alguma aflição ou sofrimento. Assim, se este for o seu caso, nós recomendamos que compareça ao CEFA para que possa ser atendido(a) através da ORIENTAÇÃO FRATERNA. Segue os dias e horários conforme link abaixo:
   http://cefafortaleza/.org.br/horarios
A Orientação Fraterna, mais especificamente, é a primeira etapa do Atendimento Fraterno (AE) e é basicamente uma conversa reservada com o orientador, onde o assistido tem a oportunidade de expor as questões que o afligem. A partir daí, ele é direcionado a um Grupo de Estudo do Evangelho, e após cinco semanas passa por uma reentrevista.
   Segue abaixo um link para saber a localização e endereço do CEFA:
   http://cefafortaleza.org.br/localizacao-2/ 

  • Sou simpatizante do Espiritismo e gostaria de conhecer as atividades da Casa? Por onde devo começar?

O Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA) possui diversas atividades para iniciantes. A primeira atividade que sugerimos é a “Hora da Prece” que acontece todos os domingos às 18hs. Nesta reunião você tem a oportunidade de conhecer o Espiritismo através da exposição oral, no qual diversos palestrantes fazem uso da tribuna para expor temas que contribuem na solução de nossas dúvidas existenciais: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? E que nos ajudam na transformação que se faz tão necessária, fazendo reflexões sobre a necessidade de bem proceder para com o próximo, seja ele quem for. Nesta reunião há momentos de estudo de “O Livro dos Espíritos” e do “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Por fim, ela é abrilhantada com a apresentação do Grupo Musical Francisco de Assis. Segue abaixo um link com a chamada da “Hora da Prece”.

https://www.youtube.com/watch?v=WI9j3FKagGg

O CEFA oferece também palestras públicas quartas e sextas às 19h30min. Para saber quais são os temas e os expositores das palestras, basta clicar no link abaixo:

http://cefafortaleza.org.br/palestras-publicas/ 

  • O que devo fazer para estudar o Espiritismo?

Se você quiser estudar o Espiritismo de maneira continuada e sistemática, o CEFA disponibiliza todas segundas (das 19h30mim às 21hs) e sábados (das 17h30min às 19hs) o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Este curso possui três módulos, que dura aproximadamente 3 anos, no qual seus estudantes tem a oportunidade de se esclarecer e se aprofundar sobre os diversos princípios filosóficos da Doutrina Espírita, através de um grupo de estudo. Novas turmas de ESDE são abertas periodicamente, devendo ficar atento às mídias do CEFA (site: http://cefafortaleza.org.br/) e fanpage (https://www.facebook.com/CEFA1941/ ) que divulgam a abertura de novas inscrições.

Mas, para aqueles que estão aguardando a abertura de novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), surge uma oportunidade para já iniciarem seus estudos em Espiritismo. O CEFA disponibiliza o Estudo Preparatório para o ESDE (EPE). O EPE ocorre todas as terças-feiras das 19h30min às 20h30min. Para se inscrever, procure a recepção do CEFA e leve 1 kg de alimento não perecível. Segue o link com mais informações sobre o EPE.

http://cefafortaleza.org.br/estudo-preparatorio-para-o-esde-epe/ 

  • Eu gostaria de fazer doações. Como devo proceder?

O Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA) recebe doações apenas em sua sede. Não temos condições de buscar na residência do doador. Segue abaixo o endereço do CEFA (http://cefafortaleza.org.br/localizacao-2/). No entanto,  recomendamos que tome alguns cuidados para que as doações realmente sejam úteis. São eles: alimentos não perecíveis, roupas em geral em bom estado de uso, livros em bom estado etc… 

  • Se eu quiser ser sócio do CEFA, como devo proceder?

De acordo com o Estatuto do CEFA, serão admitidos como sócios do CEFA, as pessoas físicas maiores de 18 anos, adeptas da Doutrina Espírita, que constituirão duas categorias: Sócios Cooperadores e Sócios Efetivos. Os sócios Cooperadores são aqueles, admitidos por indicação de um sócio efetivo e aprovados pela DIRETORIA EXECUTIVA. Poderão ser sócios efetivos, aqueles que tenham mais de 24 meses como sócios cooperadores, que tenham participação efetiva nas atividades do CEFA e que sejam aprovados pela DIRETORIA EXECUTIVA. 

  • Quais são os valores mínimos que os sócios cooperadores e efetivos devem pagar ao CEFA?

De acordo com o Regimento Interno do CEFA a mensalidade do sócio não poderá ser inferior a 3% (três por cento) do salário mínimo em vigor no país. Em relação aos sócios Cooperadores este percentual não poderá ser inferior a 2% (dois por cento).