1 - Estudo da Doutrina Espírita

1.1 - Estudo Preparatório

Estudo inicial, preparatório para o Espiritismo, não sendo pré-requisito para o ESDE, mas, com programa que aborda o surgimento do Espiritismo e seus princípios fundamentais.

O estudo é fundamental para a compreensão e prática do Espiritismo. Este curso é oferecido todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h, e objetiva preparar os cursistas até que sejam iniciadas novas turmas dos ESDE I (turma inicial do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita).

Por se tratar de um estudo sistematizado, deve-se iniciar estudando como surgiram os fenômenos que deram origem à codificação, para no decorrer do curso estudarem questões mais aprofundadas da Doutrina dos Espíritos.

1.2 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)

Estudo mais elaborado da origem da codificação e dos princípios fundamentais do Espiritismo, tratado em seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso.

O ESDE oferece uma visão panorâmica e Doutrinária do Espiritismo, fundamentada na ordem dos assuntos existentes em O Livro dos Espíritos, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

O conteúdo programático do ESDE está elaborado em três livros, pelos quais se estuda a Doutrina dos Espíritos de maneira regular, metódica e sistemática, durante três anos e meio. As aulas acontecem nas segundas-feiras, das 19h30min às 21h, e aos sábados, das 17h30min às 19h.

1.3 - Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE)

O EADE proporciona ao espírita a oportunidade de aprofundar temas que conduzam à reflexão sobre a importância da melhoria moral, tendo em vista o progresso do Espírito, fundamentando-se na Codificação Kardequiana e nas obras complementares da Doutrina Espírita.

Este estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto - científico, filosófico e religioso - e consolidar o conhecimento doutrinário espírita e as diretrizes morais necessárias ao progresso do ser humano, por meio de estudos, leituras, pesquisas, análises, correlações e reflexões de assuntos existentes nas obras espíritas de referência..

No EADE prioriza-se o conhecimento espírita, comparando-o com conhecimentos universais, filosóficos, científicos e tecnológicos, presentes na cultura de vários povos, a fim de demonstrar a relevância e a atualidade do conhecimento da Doutrina Espírita. Nesse contexto, são estudados temas, como: Cristianismo e Espiritismo; Parábolas de Jesus; Espiritismo como o Consolador Prometido por Jesus; e Filosofia e Ciência Espírita.

O curso tem a duração de 05 anos, com estudos que acontecem semanalmente, às segundas-feiras, das 19h30min às 21h, ou aos sábados, das 17h30min às 19h.

Requisitos de admissão: os participantes inscritos devem ter concluído cursos básicos e regulares da Doutrina Espírita, como o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) ou ter conhecimento das obras codificadas por Allan Kardec.

1.4 - Estudo de Obras Básicas e Complementares

Estudo de obras Espíritas que complementam o conhecimento Doutrinário.


1.5 - Palestras Públicas

Estudo mais elaborado da origem da codificação e dos princípios fundamentais do Espiritismo, tratado em seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso.

Temas da Doutrina Espírita são apresentados todas às quartas e sextas-feiras, sempre às 19h30min. A programação mensal das palestras públicas pode ser vista aqui

1.6 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Momento de difusão e reflexão de ensinamentos da Doutrina Espírita.

Este encontro, que acontece aos domingos, das 18 às 19 horas, tem a finalidade de difundir os ensinamentos da Doutrina Espírita, por meio da leitura e comentário de uma mensagem de contexto moral, de questões de O Livro dos Espíritos e de itens do Evangelho Segundo o Espiritismo.

O encontro conta com a presença do Grupo Musical Francisco de Assis, que harmoniza o ambiente com canções edificantes. Ao final, é oferecido passe espírita aos frequentadores que o desejarem receber.

2 - Atendimento Espiritual

É o conjunto de procedimentos destinados a assistir às pessoas que buscam auxílio Espiritual, tendo como base o estudo do Evangelho. Inicia-se pela Orientação Fraterna, e consiste, também, de Assistência Espiritual, Passe, Água Fluidificada, Irradiação e Evangelho no Lar.

2.1 - Orientação Fraterna

A Orientação Fraterna consiste em uma conversa reservada com um orientador do CEFA, na qual o assistido pode expor as questões que o afligem.


2.2 - Assistência Espiritual

A assistência espiritual consiste no encontro fraterno em torno do Evangelho de Jesus, cujo propósito é nos ajudar a entender as origens de nossas aflições, angústias, dores, enfermidades, ajudando-nos a descobrir como encontrar a cura.

A primeira etapa da Assistência Espiritual é a Orientação Fraterna, uma conversa reservada com um orientador fraterno do CEFA, na qual o assistido pode expor as questões que o afligem. A partir dessa entrevista, poderá ser direcionado a um dos Grupos de Estudos do Evangelho, que se reúnem em encontros de estudos semanais. Ao fim de cinco semanas, o assistido volta para uma reentrevista com um orientador fraterno, para avaliar a necessidade de continuar nos encontros semanais.

O Estudo do Evangelho, feito em grupo, tem a duração de uma hora e meia e consiste na leitura e discussão de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mediado por um monitor do CEFA, que estimula a reflexão sobre o tema abordado, esse estudo objetiva orientar nosso comportamento aos ensinamentos morais praticados por Jesus.

A Orientação Fraterna acontece todos os dias. Já a Assistência Espiritual funciona aos domingos, às 16h30min, nas terças, às 16h30 ou às 19h30min, e nas quintas-feiras, às 19h30min.

2.3 - Passe

A Orientação Fraterna consiste em uma conversa reservada com um orientador do CEFA, na qual o assistido pode expor as questões que o afligem.

O Passe é a doação de energias benéficas aos encarnados, sendo também um complemento à Assistência Espiritual. Para melhor efeito, os passes devem ser tomados após o estudo do Evangelho.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra passe significa, entre outros conceitos, “ato de passar as mãos repetidas vezes por diante ou por cima de pessoa que se pretende magnetizar ou curar pela força mediúnica”.

A Doutrina Espirita amplia este conceito e define o Passe como uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado – e de fluidos espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada uma simples transmissão de energia animal (magnetização).

Ao substituir os fluidos deletérios por fluidos benéficos, o Passe torna-se aliado eficaz para sanar desarmonias físicas e psíquicas, equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados, e para promover a harmonização do funcionamento neurológico, que garante o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo.

O passe é, usualmente, transmitido pelas mãos, mas também pode ser feito pelo olhar, pelo sopro ou à distância, por intermédio das irradiações mentais.

A transmissão e a recepção do passe guardam relação com o poder da vontade de quem doa as energias benéficas e de quem as recebe.

No contexto Espírita, o passe deve ser entendido como um auxiliar importante aos recursos terapêuticos comuns. É, portanto, um meio, e não a finalidade do Espiritismo.

Muitas pessoas procuram no passe a cura ou a melhora de seus males físicos, psíquicos ou distúrbios espirituais. O passe, de fato, ajuda, mas não deve ser considerado como terapia única; a melhor terapia é o estudo e a prática do Evangelho de Jesus.

O CEFA oferece, anualmente, o curso de formação para trabalhadores do passe, para o qual é exigido que o interessado tenha concluído o segundo módulo do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE).

Fonte: Estudo sobre o passe: Passe na reunião Mediúnica, Marta Antunes Moura/FEB, 2004

Água Fluidificada

Água acrescida de fluidos espirituais, destinada à complementação da Assistência Espiritual.

Irradiação

Procedimento realizado com o auxílio dos bons espíritos, que consiste na transmissão de energias sutis, recebidas dos Espíritos benfeitores pelos médiuns na casa espirita e dirigidas aos assistidos através da vibração realizada pelo pensamento e a vontade.

Evangelho do Lar

Procedimento realizado no Lar de cada assistido ou espirita, que consiste no estudo, pelo menos semanal, de uma passagem do Evangelho, e que teve sua origem nas reuniões realizadas por Jesus na casa de Pedro, segundo o Livro Jesus no Lar, de autoria do espírito Neio Lúcio, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

2.4 - Mediúnicas

A Orientação Fraterna consiste em uma conversa reservada com um orientador do CEFA, na qual o assistido pode expor as questões que o afligem.

3 - Evangelização Infantojuvenil

A Evangelização Infantojuvenil objetiva promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus, oferecendo-lhe, assim, a oportunidade de se perceber como ser integral a caminho da evolução neste planeta.

As atividades acontecem aos sábados, das 15h às 17h. Os participantes são acompanhados por monitores, em turmas que respeitam determinadas faixas etárias dos participantes, conforme quadro abaixo:

Em todas as turmas o estudo doutrinário e evangélico é adaptado à faixa etária do evangelizando, com metodologia apropriada, considerando, também, o enfoque lúdico.

Ao final do estudo, as crianças e os familiares, ou responsáveis, que o acompanham participam do passe.

3.1 - Grupo da Família

Paralelamente aos estudos das crianças e dos jovens da Evangelização Infantojuvenil, os pais e responsáveis também são acompanhados por monitores no Grupo da Família, participando de estudos do Evangelho e de temas referentes à relação familiar, visando ao equilíbrio e à harmonia na família.


3.2 - Grupo Musical Filhos de Assis

O Grupo Musical Filhos de Assis reúne evangelizandos e convidados, que são estimulados e acompanhados por monitores no exercício musical e na convivência harmônica, tendo como base os ensinamentos de Jesus. Os ensaios acontecem antes da Evangelização, preparando o grupo para harmonizar a Hora da Prece no quinto domingo do mês.

3.3 - Eventos e Campanhas

A Coordenadoria da Evangelização Infantojuvenil promove, também, eventos que visam a integração e o aprofundamentos em temas específicos para cada grupo, além de arrecadar donativos para campanhas assistenciais, tais como:

- Encontro da família:

tarde de estudos sobre temáticas referentes à família. Relaciona-se diretamente ao Grupo da Família, mas é aberto ao público. Essa atividade visa arrecadar leite para doação a instituições beneficentes.

- Seminário da Juventude:

Reúne a juventude espírita para estudo de temas relacionados aos interesses, necessidades e cotidiano dos jovens, à luz da Doutrina Espírita.

- Festival de Artes:

Os evangelizandos apresentam números artísticos, de cunho doutrinário/evangélico, e se divertem saboreando muito sorvete, contribuindo, em contrapartida, com a doação de brinquedos, que são distribuídos para crianças carentes, no Natal.

- Natal Solidário:

Visitas a instituições de assistência a crianças, adolescentes ou idosos, levando alimentos e brinquedos que são arrecadados.

- Projeto "Ouça a voz do coração":

Nesta atividade, os participantes do Grupo Musical Filhos de Assis, juntamente com a turma da juventude e os pais, visitam instituições beneficentes levando doações, música e suas melhores vibrações.

4 - Ação Social

As atividades de Ação Social desenvolvidas no CEFA foram agrupadas em programas, por identidade de propósito:

4.1 - Programa Coração Fraterno

Programa voltado ao acolhimento de idosos e população em situação de vulnerabilidade, auxiliando-os materialmente e, principalmente, espiritualmente, visando a sua promoção social e o seu crescimento moral, independente de credos.

Especificamente para os idosos, é desenvolvido um programa de encontros quinzenais, nos segundos e quartos domingos de cada mês, com atividades diversas que objetivam instruir - por meio de palestras - e entreter - com atividades lúdicas e de relaxamento - os participantes.

Além de lanches, os 94 idosos cadastrados recebem, mensalmente, uma cesta básica, composta a partir de doações de voluntários e frequentadores do CEFA.

4.2 - Programa Arte Feliz

Programa voltado ao desenvolvimento de atividades de arte com idosos, população em situação de vulnerabilidade e comunidades circunvizinhas.

As atividades são desenvolvidas em salas de leitura, oficinas de crochê, tapeçaria, bordado, pintura, reciclagem e música.


4.3 - Programa Renascer

Programa voltado ao acolhimento e à orientação de gestantes.


4.4 - Programa Mão Amiga

Programa voltado ao desenvolvimento de atividades relacionadas a visitas a creches, casas de acolhimento de idoso, casas de recuperação. Nas visitas, são doados materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de alimentos não perecíveis e roupas.


Siga-nos nas redes sociais

Centro Espírita Francisco de Assis © Todos os direitos reservados

Rua Senador Catunda, 117 - Benfica - Fortaleza, CE 60015-320